Help:Contents/pt-br

From Referata
< Help:Contents
Revision as of 02:28, February 3, 2011 by Alexandre (Talk | contribs) (Exemplo Livro: Correção importante na observação)

Jump to: navigation, search

Bem vindo ao Referata! Referata é um serviço de hospedagem para wikis semânticos; esses são wikis que contém dados, e não apenas texto - dados que podem ser consultados, agregados, mapeados, exportados, etc. Em outras palavras, você pode pensar um wiki semântico como sendo um banco de dados colaborativo.

A maior parte desta página de ajuda é destinada a administradores de sites, não a usuários. Se você é um simples usuário, adicionar ou editar informação num wiki Referata pode ser, para você, até mais fácil do que num wiki comum, uma vez que tende a ser menos texto livre e mais dados estruturados; muitas vezes haverão formas de ajudar você com a edição.

Ajuda específica da aplicação

Referata usa a aplicação wiki chamada MediaWiki EN, juntamente com algumas de suas extensões.

Para um visão geral da aplicação MediaWiki, veja aqui.

Para ajuda com edição MediaWiki, veja o guia de edição básico e o guia de edição avançado EN.

Para ajuda com extensões individuais usadas por Referata, veja suas respectivas páginas de ajuda (todas em inglês):

Confira também o Guia de Referência Rápida Semantic MediaWiki, disponibilizado como uma imagem EN ou como um arquivo PDF EN.

Para uma lista completa das extensões usadas em Referata, veja Special:Version EN.

Páginas para administradores

Se você é o administrador, ou um dos administradores, de um site Referata, você verá dois links adicionais no topo de qualquer página do site: "Site settings" (ainda não traduzido para português) e "Ligações para administradores". Cada um deles levará você a uma página especial que oferece funções administrativas.

A página "Site settings"

Esta página, localizada em /Special:SiteSettings, permite que você configure vários aspectos do site, tais como: nome, idioma, tema padrão, logo, etc. Ela também permite que você defina diferente níveis de privacidade: se o site pode ser lido por qualquer pessoa, ou se apenas por usuários registrados; se qualquer pessoa pode se auto-registrar, ou se o cadastramento pode ser feito apenas mediante convite; e se qualquer um pode editar páginas, ou apenas usuários, ou apenas administradores. Na página também existem configurações relacionadas à extensão Semantic MediaWiki. Por exemplo, se o semantic infobox deverá ser mostrado na parte inferior de todas as páginas. Por último, ainda é dada a possibilidade de você atualizar o site, usando PayPal para realizar o pagamento.

A página "Ligações para administradores"

Esta página, localizada em /Special:AdminLinks, fornece links para criar ou visualizar propriedades, predefinições, categorias, formulários e filtros, além de outros diversos links importantes, incluindo:

  • um link para editar a barra lateral de seu wiki; para mais ajuda com isto, veja a página sobre como editar a barra lateral
  • um link para editar o arquivo CSS global, para fazer mudanças no estilo
  • um link para mudar o nome da página principal de seu wiki (que por padrão é "Página principal")
  • um link "Criar um utilizador", para adicionar novos usuários (isto é especialmente importante se você tem um wiki privado, pois nesse caso é a única maneira de adicionar usuários a seu site)
  • links para gerenciar usuários existentes, incluindo configurar suas permissões
  • um link "Substituir texto", que leva você a uma página onde se pode pesquisar e substituir texto globalmente, em todo o wiki

Criação de um site Referata

Uma vez que seu site Referata está ativado, é hora de criar as estruturas para manter, mostrar e habilitar adição e edição de seus dados; felizmente tudo isso pode ser feito simplesmente criando várias páginas wiki. Você pode dar os passos seguintes:

  • Descobrir a sua estrutura de dados. Quais tipos de páginas seu site terá? Quais são os dados que estão contidos em cada um deles? Você pode mudar tudo isso mais tarde, mas para começar é bom ter um plano.
  • Criar propriedades. Os blocos de construção básicos de qualquer site semântico são as conexões entre os dados, que são conhecidas como propriedade. Uma propriedade é usada para especificar uma peça única de informação dentro do assunto da página. Toda propriedade usada deve ser definida em sua própria página, no namespace "Propriedade:", em seu wiki. A maneira mais fácil de fazer isto é usar a página 'Especial:Criar propriedade', que pode ser alcançada a partir da página "Ligações para administradores". Você também pode entrar diretamente a URL, adicionando 'Especial:Criar propriedade' depois de .../wiki/ na URL de seu site.
  • Criar predefinições. Uma predefinição configura a exibição do dado numa página, estabelece a marcação usada para transformar os dados em informação semântica real, agrega dados relevantes de outras páginas, e (muitas vezes) define a página como sendo de uma determinada categoria, e portanto de um certo tipo de página. Geralmente se tem uma predefinição por tipo de página, embora algumas vezes um único tipo de página tenha mais de uma predefinição, especialmente quando alguns campos podem ter mais de um valor. A maneira mais fácil de criar predefinições é usar a página 'Especial:Criar modelo', que pode ser alcançada a partir da página "Ligações para administradores".
  • Criar formulários. Agora você pode criar formulários para permitir que usuários facilmente adicionem e editem páginas de vários tipos. Deve haver um formulário por tipo de página.; um formulário deve popular a predefinição ou as predefinições que este tipo de página tiver. Existe uma página especial para se criar novos formulários: 'Especial:Criar_formulário'; você pode alcançá-la a partir da página "Ligações para administradores".
  • Habilitar links para formulários. Uma vez que você tenha os formulários em algum lugar, você precisa ter maneiras para os usuários acessá-los. Essas incluem: adicionar links para adicionar dados, na barra lateral ou em outro lugar; habilitar a função que faz com que for editável com um formulário tenha uma aba 'editar com o formulário', no topo; e fazer com que os links vermelhos para páginas que não existem apontem para um formulário para criá-las.
  • Adicionar agregação. Você pode adicionar agregação para diferentes predefinições - mostrando todas as páginas que tiverem o mesmo relacionamento com a página ou um conjunto de valores. A página 'Especial:Criar modelo" ajuda com adição de agregação, mas você pode sempre adicionar mais. Para mais informação sobre como fazer isso, veja a página consultas inline na Documentação Semantic MediaWiki.
  • Customizar. Uma vez que a estrutura esteja no lugar, você pode customizar tudo que você quiser - mudar o visual do wiki inteiro, dos vários templates, e dos formulários, e adicionar ou mudar campos. Você também deverá adicionar dados aos site (usando seus novos formulários), para se certificar de que tudo esteja sendo mostrado da maneira que você quer que seja mostrado.

Para mais ajuda em questões sobre estruturas de dados, veja a documentação da extensão Semantic Forms; elas estão todas explicadas lá.

Uma vez que você tenha dados em seu site, você pode ajudar usuários a encontrá-los mais facilmente:

  • Criar filtros. Seu site terá um página de exploração e detalhamento de dados, em Special:BrowseData. Por padrão, esta página mostra uma lista de todas as categorias existente no site, suas subcategorias, e as páginas que cada uma delas contém. Portanto, você pode adicionar filtros, para permitir que os usuários façam detalhamento de dados em vários níveis, das propriedades das páginas de cada categoria, tais como país, ano, gênero, temas, etc. A maneira mais fácil de criar filtros é usando a página Special:CreateFilter.

Para mais ajuda sobre exploração e detalhamento de dados (drilldown), veja a documentação da extensão Semantic Drilldown EN.

Um exemplo

Vamos analisar um exemplo específico de criar um wiki a partir do ZERO.

Vamos dizer que você queira criar um wiki que mostre todos os livros que você tem em casa. Seguiremos os passos especificados anteriormente:

Descubra a estrutura de dados. Você quer dois tipos de páginas em seu wiki: um para livros, e outro para autores. Você decide que cada página de livro deve conter o nome de título, o nome do autor do livro, um gênero ao qual pertença o livro (ou vários gêneros), o ano da publicação, e o número de páginas que o livro tem; e você decide que cada página de autor deve conter o nome do autor, o país de origem do autor, e uma lista dos livros desse autor que estiverem em sua biblioteca.

Crie propriedades. Propriedades EN são os blocos de construção básicos de um wiki semântico - elas contém um único valor para uma página.

Exemplo Livro

Para livros, queremos representar o título do livro, o(s) autor(es), o(s) gênero(s), o ano de publicação, e o número de páginas. Cinco campos.

Mas não é necessário criar uma propriedade para o título, já que o título de cada página que representa um livro será o título daquele livro. Assim, na realidade, teremos quatro campos na estrutura abstrata do banco de dados, cada um deles exigindo que uma propriedade seja definida:

  • Autor → usando a página "Especial:Criar uma propriedade", crie uma propriedade chamada "Escrito por", do tipo Page
Obs.: escolhemos o tipo Page por que cada autor terá sua própria página.
  • Gênero → crie uma propriedade chamada "Tem gênero", do tipo String
    • Dê à propriedade os seguinte valores permitidos: "Arte, Livro de receitas, Ficção, História, Poesia, Ciência".
  • Ano de publicação → crie uma propriedade chamada "Publicado no ano", do tipo Number.
  • Número de páginas → crie uma propriedade chamada "Tem o número de páginas", do tipo Number.

Obs.: você pode "preferir" (é opcional), por questões de padronização de código - e esta é uma boa prática! -, criar a estrutura de seu banco de dados usando palavras em inglês e sem acentos. Por exemplo, em inglês, os pares campo/propriedade seriam: Author ← "Was written by"; Genrer ← "Has genre"; Year ← "Was published in year"; Number of pages ← "Has number of pages". Tal prática torna mais elegante o código usado nos formulários e nas páginas de consulta. Para entender melhor, compare esses pares em inglês com as especificações de campos sugeridas para as predefinições deste exemplo.

Exemplo Autor

Para páginas de autores, você somente precisa criar mais uma propriedade (referente ao campo "País de origem"):

  • País de origem - crie uma propriedade chamada "É do país", do tipo String.

Obs.: usando nomes de propriedades em inglês teríamos País de origem ← "Is from country".

Predefinições

Você precisa criar duas predefinições, uma para livros e outra para autores:

Predefinição Livro

Usando a página Special:CreateTemplate, crie uma predefinição chamada "Livro", e configure ela para definir a categoria "Livros".

Adicione os campos da predefinição, especificando três valores em cada um deles:

  • Nome do campo ← valor que constará no código fonte da predefinição
  • Exibir rótulo ← valor a ser mostrado em cada página
  • Propriedade semântica ← valor que é o "campo semântico" populado pelo campo da predefinição
Especificação do 1º campo

Para este exemplo, no primeiro campo adicionado à predefinição Livro, você deve configurar:

  • Nome do campo = Autor
  • Exibir rótulo = Autor
  • Propriedade semântica = Escrito por
Especificação do 2º campo

Para este exemplo, no segundo campo a ser adicionado à predefinição Livro, você deve configurar:

  • Nome do campo = Gênero
  • Exibir rótulo = Gênero
  • Propriedade semântica = Tem gênero

Também marque a caixa que diz "Este campo pode manter uma lista de valores, separados por vírgulas".

Obs.: é necessário marcar essa caixa para que você possa selecionar mais de um gênero para um determinado livro.

Especificação do 3º campo

Para este exemplo, no terceiro campo a ser adicionado à predefinição Livro, você deve configurar:

  • Nome do campo = Ano
  • Exibir rótulo = Ano de publicação
  • Propriedade semântica = Publicado no ano
Especificação do 4º campo

Para este exemplo, no quarto campo a ser adicionado à predefinição Livro, você deve configurar:

  • Nome do campo = Número de páginas
  • Exibir rótulo = Número de páginas
  • Propriedade semântica = Tem o número de páginas

Author Templates

Using the "Create a template" page, you create a template called "Author", and set it to define the category "Authors". You add to it a field for which you set the three values to be "Country", "Country of origin" and "Is from country". For this template, you also fill out the "aggregation" fields in the form, since you want each author page to list all the books the author has written. Under "Semantic property", you select "Was written by", and for "Title for list" you put "Books by this author".

Creating Forms

You need to create two forms, one for books and one for authors:

  • Books - using the "Create a form" page, you make a form called "Book", and add to it the template "Book". You do not do any further customizations on this form, but just save the form once you have created it.
  • Authors - using the "Create a form" page, you make a form called "Author", and add to it the template "Author". As before, you do not do any further customizations - you just save the page.

Creating Categories

You need to create two categories, one for books and one for authors; you have already specified these categories' names before:

  • Books - using the "Create a category" page, you make a category called "Books", and give it the default form "Book".
  • Authors - using the "Create a category" page, you make a category called "Authors", and give it the default form "Author".

Enable links to forms. You add the text "This property uses the form [[Has default form::Form:Author]]." to the "Was written by" property's page.

Add data. Using the new "Book" form, you create pages for some books; you check to make sure that both the form and the resulting pages look alright. Each book page will now have a red link to its author, that should point to the "Author" form for adding that author (you may need to refresh the page for the right link to show up). You can then add a few authors, either through these links or on the form page directly, to make sure that this setup works correctly too. Each created author's page should show a list of the books you've saved that have that person as the author.

Add links on sidebar and elsewhere. Your structures are now all set up, and you can add links to the sidebar for easy adding and viewing. You can add links to the "Book" and "Author" forms to make it easy to add new ones, and links to the "Books" and "Authors" categories to be able to see the full list of either one at a glance. See Help:Editing the sidebar for how to do this. You can also add these links to the main page and elsewhere.

Customize. You edit the form and template pages to make them more in look nicer, more in line with what you want the overall look of your site to be, and more informative.

Create filters. Using the "Create a filter" page, you create new filters to improve the drilldown in the "View data" page:

  • Books - you create four new filters:
    • "Author" - this filter covers the property "Was written by", and gets its values from the category "Authors".
    • "Genre" - this filter covers the property "Has genre", and gets its values from that property's enumerated values.
    • "Year" - this filter covers the property "Was published in year", and uses the time period "Year" for its values.
    • "Number of pages" - this filter covers the property "Has number of pages", and you specify the following values for it: "< 100", "101-200", "201-400", and "> 400".

You then add these four filters to the "Books" category, using the "Has filter" property.

  • Authors - you create one new filter:
    • "Country" - this filter covers the property "Is from country", and you specify for it the values of whatever countries you want.

You then add this filter to the "Authors" category, using the "Has filter" property.

Idioma: English  • français • português do Brasil